29
Jan

Prémio “Ciência na Escola”

image002

É com muita satisfação que registamos que o Projecto “A Terra e a Lua movem-se. E então?”, elaborado pelo Grupo de Físico-Química da nossa Escola, foi seleccionado para a 2ª Fase do Concurso de Ideias “Ciência na Escola” – 8ª edição. Este concurso é promovido pela Fundação Ilídio Pinho e pelo Ministério da Educação, sendo o tema deste ano as “Artes da Física”.
Iremos recorrer a artes diversas – teatro, música, dança, pintura, multimédia – para explorar as consequências dos movimentos da Terra e da Lua:
- sucessão dos dias e das noites;
- estações do ano;
- fases da Lua;
- marés;
- eclipses do Sol e da Lua.

ler mais…

21
Jan

Corta-Mato: Fase de Escola

corta_1

No dia 7 de Janeiro de 2010 e depois de ter sida adiada, devido às más condições climatéricas que se apresentavam no dia 18 de Dezembro de 2009, realizou-se a prova de Corta-Mato Escolar – Fase Escola.
O local de realização da prova foi o circuito do Parque do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal em São Romão, sendo este ano limitado devido às obras que se encontra a decorrer no Estádio Nossa Senhora da Conceição.
Este ano lectivo deparámo-nos com o número reduzido de inscrições de participantes, sentimos pois que cada ano que passa o Corta-Mato é um evento que em nada motiva os alunos a participar. Os professores têm feito o possível para que os alunos participem, no entanto não podem obrigar os mesmos, deixando que sejam eles por iniciativa própria a participar.

ler mais…

21
Jan

Semana das Línguas

FrancePortugalUnited Kingdom(Great Britain)

Nos dias 12, 14 e 15 de Janeiro decorreu a Semana das Línguas, uma actividade organizada pelo departamento de Línguas e Humanidades.
Durante os três dias, os grupos disciplinares de Português, Francês e Inglês dinamizaram actividades como exposições fotográficas sobre paisagens e monumentos referentes aos três países, audição de música de índole variada, projecção de filmes, leitura de excertos de obras literárias e decoração de vários espaços escolares com objectos alusivos aos países.
Uma das actividades constou de um almoço típico que esperamos tenha sido do agrado de todos.
Pretende-se, assim, preservar o património cultural e desenvolver a curiosidade pela cultura destes países.

ler mais…

14
Jan

XV Olimpíadas do Ambiente 2009/2010

cart_amb

As XV Olimpíadas do Ambiente são um concurso que apresenta três modalidades de participação: “Ambiente à Prova”, “Ambiente e Cidadania” e “Ambiente e Arte”.

As Olimpíadas do Ambiente têm como principais objectivos:
• Incentivar o interesse pela temática ambiental;
• Aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial;
• Desenvolver o espírito e curiosidade científica.

As Olimpíadas do Ambiente são coordenadas pela Comissão Organizadora, uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine – Mundo Aquático SA.
ler mais…

10
Jan

Dádiva de Sangue –“O poder de salvar vidas”

rec_sang

No dia vinte e três de Dezembro decorreu, nas instalações da nossa escola, uma colheita de sangue efectuada pelo Centro Regional de Recolha de Sangue de Coimbra.
Foram feitas 40 colheitas e 11 foram consideradas suspensas, perfazendo um total de 51 pessoas directamente envolvidas. Estes números foram os possíveis dentro do horário definido para a realização da actividade, mesmo assim, o horário foi prolongado devido ao número de pessoas inscritas, tendo mesmo que se encerrar as inscrições.
O Grupo de Ciências agradece a presença de todos os que decidirem dar sangue, contribuindo desta forma para que a actividade fosse um êxito.
A sua presença foi um acto nobre que “Pode salvar Vidas”.

Grupo de Ciências

ler mais…